7 dicas para bombar sua festa usando a tecnologia

Twitter
Compartilhe:

Organizar uma festa não é uma tarefa fácil, é verdade. Mas já foi muito pior: imagine ter que convidar todo mundo, providenciar música, comida e bebida, organizar a distribuição dos pagamentos e todos os detalhes há 20 ou 30 anos, sem internet?

Hoje, todos os serviços que você precisa para organizar uma festa incrível estão a poucos cliques de distância. São sites, apps, serviços e aparelhos que, quando usados da maneira certa, podem economizar dinheiro e garantir um aniversário, festa de debutante, churrasco ou festa de fim de ano inesquecíveis e mais baratos.

Os publicitários Debbie Corrano e Felipe Pacheco se conheceram em 2010 no trabalho e compartilham um gosto por tecnologia e inovação. No fim do ano passado, resolveram organizar uma festa de ano novo em que a maioria dos problemas foi resolvida de maneira criativa através de ferramentas e serviços web.

Leia mais: 
Seu próximo controle remoto será um ovo high tech
Conheça a tecnologia que movimenta o seu dia a dia

Para escolher o tema da festa e buscar referências de decoração, usaram o Pinterest, site especializado em murais de referências em arte, moda, criações manuais e design. É possível fazer uma busca por temas de festa e ir agregando tudo em um mural criado só para isso. Ao final, eles obtiveram uma visão abrangente do que poderiam fazer e de como preparar a decoração da festa.

Na organização dos convites e confirmações de ida, os dois usaram uma ferramenta bem popular: os eventos do Facebook. Criaram também uma planilha no Google Docs com os nomes que confirmaram presença. Em seguida, usaram o mural do evento para informar dados bancários para depósito do valor da festa e foram marcando, na planilha, aqueles que já haviam contribuído. O cardápio também foi decidido colaborativamente com os convidados via mural, mas outra alternativa para esse tipo de discussão é criar um grupo no aplicativo Whatsapp, por exemplo.

Outra dica útil envolve apps capazes de calcular quantidade de comida e bebida. O Churrascômetro ajuda a estimar a quantidade de comida, bebida e utensílios em um churrasco, por exemplo. Você pode tentar adaptar a quantidade para uma festa com outros tipos de comida.

Se quiser, pode pedir para os convidados levarem seus próprios MP3 players e assim, todo mundo pode brincar de DJ. Mas Felipe e Debbie fizeram algo um pouco diferente: usaram um aplicativo de música em um tablet e utilizaram uma playlist que selecionaram exclusivamente para a festa. “Depois, o pessoal podia ir lá e escolher as próprias músicas, se quisesse”, explicou Debbie, que também tomou o cuidado de ‘travar’ o tablet no aplicativo de música, para que os convidados não pudessem acessar outras funções do aparelho.

Iluminação é outro tópico que pode ganhar um empurrão da tecnologia. Você pode encontrar apps para tablets e celulares que transformam seu aparelho em uma luz estroboscópica colorida: o Android tem o Disco Light LED Flashlight, por exemplo. Mas uma solução que não envolve nada digital é simplesmente colocar papel celofane colorido por cima das suas lâmpadas ou comprar luzinhas de Natal que piscam para enfeitar a festa.

Por fim, Debbie e Felipe garantiram que o evento fosse um sucesso nas redes sociais decorando cantos especiais para que as pessoas tirassem fotos, contratando um fotógrafo e definindo uma hashtag para a festa. Isso encoraja as pessoas a publicarem suas fotos online e a identificarem esses momentos com a mesma hashtag, contribuindo assim para a satisfação dos convidados e ao sucesso do evento.