Vantagens da padronização do armazenamento

Twitter
Compartilhe:

A Agência Moderna Tecnologia (AMT) foi fundada em 1994 com a missão de prover erviços profissionais e infraestrutura para que os clientes possam usufruir dos recursos da TI com segurança, integridade, disponibilidade e eficiência.

Para isso, o catálogo da companhia inclui três grupos de serviços que podem ser contratados em conjunto ou separadamente. O primeiro e mais antigo serviço é o aluguel e guarda de servidores físicos, também conhecido como colocation facilities. Neste modelo, o cliente conta com a infraestrutura organizada e robusta para receber seus servidores e aplicações.

Serviços de virtualização compõem o segundo grupo, com um ambiente baseado em servidores de alta disponibilidade e equipamentos de storage replicados que estão preparados para fornecer soluções que oferecem alto desempenho, disponibilidade,
segurança e escalabilidade.

O terceiro grupo de serviços oferece gerência de serviços de TI e conectividade, com a companhia assumindo a responsabilidade pela segurança e infraestrutura do cliente,
incluindo conectividade entre suas diferentes unidades de negócios.

Levar esse conjunto de serviços ao mercado exige uma infraestrutura robusta e, principalmente, altamente disponível. Em 2012, um incidente em um dos data centers utilizados pela AMT fez com que a estrutura da empresa ficasse por 13 horas fora do ar. “Essa experiência nos fez reavaliar nossa solução de storage. Percebemos que
precisávamos melhorar nossa solução de continuidade”, lembra Marcio Lacs,
Sócio Fundador da AMT.

O momento serviu também como oportunidade para padronizar os data centers da empresa. Cliente Dell há mais de dez anos, a AMT havia migrado, em 2007, todo o seu parque de servidores para equipamentos Dell. “Foram investimentos muito bem feitos aqui dentro”, lembra Marcello Pignataro, Gerente Técnico da AMT.

Nova plataforma da AMT suporta os planos de crescimento da companhia
A companhia decidiu migrar todo o seu parque de storage – que incluía equipamentos de diversos fornecedores – para a solução Dell EqualLogic Storage Area Network- (SAN). De acordo com Pignataro, a escolha se deu pelas possibilidades oferecidas pela solução.

“Nós vimos que o desempenho do Dell EqualLogic SAN se mostrou superior ao de várias outras tecnologias e com custo mais atrativo” Marcello Pignataro, Gerente Técnico, AMT

“Nós percebemos que o desempenho do Dell EqualLogic SAN se mostrou superior ao de várias outras tecnologias, e com custo mais atrativo.” Ele lembra que a solução foi a que demonstrou maior capacidade de crescimento, tanto no desempenho quanto no volume de dados a serem armazenados, o que ia ao encontro da estratégia de ampliação
de negócios da companhia para os próximos anos. Além disso, a solução Dell EqualLogic conta com recursos nativos de replicação, permitindo que esta seja feita via hardware.

A AMT adquiriu a solução Dell EqualLogic SAN PS6110X 10 Gbps especificamente para os sites principal e de replicação e o modelo PS6500X para armazenamento de maior capacidade. A rede de 10 Gbps da nova estrutura foi montada com switches Dell Networking 8024.

O desenho e a implementação do projeto ficaram a cargo dos times de serviços Dell Consultoria e Dell Implementação. Além da consultoria, implementação e migração de dados, o time da Dell treinou e certificou os profissionais da AMT que são responsáveis pelo data center e hoje, toda a configuração e administração da solução são realizadas internamente.

Com a conclusão deste o projeto, a AMT passou a contar com 100 TB de capacidade em cada um dos seus sites e com a tecnologia nativa para fazer a replicação dos seus dados. “Mais que isso, afirma Marcio Lacs, nos permitiu oferecer um novo serviço ao mercado: replicação de aplicativos e dados para empresas que usem nossos data centers ou possuam storage Dell EqualLogic com parte de sua infraestrutura”. Ele afirma que a AMT é uma das primeiras empresas no Brasil a oferecer replicação de dados como
serviço.

Garantia de continuidade e melhor desempenho aumenta competitividade
De acordo com Lacs, “Se hoje tivermos um incidente, nada sairá do ar por conta da arquitetura Dell EqualLogic”. Esta continuidade fornece a AMT uma grande vantagem competitiva. Ele ressalta que a nova plataforma trouxe possibilidade de crescimento para companhia e possibilitou a oferta de um novo serviço ao mercado, também graças ao serviço Dell ProSupport, que garante a solução de eventuais problemas sem que haja impactos na operação da companhia. Além disso, houve um ganho tremendo de desempenho, uma vez que a solução Dell EqualLogic é no mínimo três vezes mais rápida dos que o storage utilizado no modelo anterior. Sobre o serviço de replicação de dados, Lacs afirma que a AMT já tem clientes em operação, que hoje se sentem seguros replicando partes críticas de suas operações nos data centers da companhia. E até o final do ano, ele afirma, mais clientes estarão conosco.

Solução suporta os planos futuros da AMT
E os planos da AMT não param por aí. A empresa prevê a ampliação de sua capacidade e armazenamento sempre que ela se aproximar do limite. E isso tem ocorrido rapidamente. Lacs afirma, “Dobramos nossa capacidade de 2012 para 2013. Desde a implementação fizemos duas compras de expansão e temos outra programada para o final do ano”. Para ele, o crescimento na demanda vem do crescimento do uso de dados, assim como da necessidade de mantê-los em um ambiente seguro. A parceria com a Dell também deve se ampliar. As duas empresas trabalham juntas no projeto de High Performance Computing, que vai permitir à AMT aumentar consideravelmente a velocidade de processamento e oferecer plataforma como serviço (PaaS) para companhias do setor de óleo e gás.

Veja todos os estudos de caso em dell.com/casestudies.