Garantindo acesso a exames via internet

Twitter
Compartilhe:

“As imagens com mais de seis meses de emissão serão arquivadas nos discos SATA da solução Dell PowerEdge VRTX, liberando capacidade de processamento nos servidores” Fabiano Amorim, Administrador do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux

O Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux começou a funcionar em Brusque (SC), em 1902, com o nome de Santa Casa de Misericórdia. Em 1936 adotou o nome atual por conta da ajuda recebida do cônsul. Sua segunda ala foi inaugurada em 1964 e a terceira, em 1990.

Sob a administração do padre Nélio Roberto Schwanke, diretor administrativo do hospital, desde 1984, o hospital vem passando por um período de grande crescimento. Hoje conta com mais de 200 leitos e um corpo clínico de mais de 120 médicos nas clínicas médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.

Como parte deste crescimento, o hospital decidiu em 2013 padronizar seu ambiente de TI. De acordo com o administrador da instituição, Fabiano Amorim, não havia servidores. Diversos modelos de PCs eram utilizados em algumas áreas do hospital, mas as diferentes máquinas e aplicações tornavam difíceis seu gerenciamento e manutenção. “Também contávamos com um setor de imagens, que revelava e imprimia os exames para deixa-los à disposição dos pacientes”, afirma Amorim. Porém, 53% das pessoas não iam buscar seus exames que, por lei, devem ficar arquivados por 20 anos.

Como parte de sua modernização tecnológica, o hospital decidiu adotar uma solução para arquivamento digital de imagens e laudos de exames, permitindo que estes estivessem disponíveis via internet para médicos e pacientes.

“Hoje, todas as imagens geradas por estes equipamentos vão para o Dell PowerEdge VRTX e ali ficam acessíveis via internet” Fabiano Amorim, Responsável pela área de TI, Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux

Relação custo/benefício e consolidação de ambiente
Ciente do orçamento disponível e das necessidades do hospital, a equipe de serviços de implantação da Dell sugeriu a implementação da solução Dell PowerEdge VRTX. PowerEdge VRTX é uma plataforma de infraestrutura compartilhada que integra até quatro lâminas de servidores físicos e uma enorme capacidade de armazenamento interno, podendo assim oferecer todo o processamento de dados e armazenamento de imagens que o hospital necessitava. Com estas características, a implementação é mais simples e tem um custo menor que os servidores e storages tradicionais.

“Foi a solução mais viável que nos apresentaram”, revela Amorim. Ao todo, sete servidores em torre foram substituídos por um Dell PowerEdge VRTX equipado com duas lâminas Dell PowerEdge M520, dois processadores e 64MB de memória. A plataforma inclui 8 discos SAS e seis discos SATA, totalizando 11TB de capacidade, que podem ser expandidos para até 36TB. A solução roda aplicativos como Active Directory, File Server, Web Server, e tem um banco de dados para aplicações e controle de imagens.

Amorim revela que o hospital conectou a este ambiente máquinas de mamografia, ultrassom, tomografia, ressonância magnética e raios x. “Antes, os exames eram revelados em filme e arquivados fisicamente por 20 anos. Hoje, todas as imagens geradas por essas máquinas vão para o Dell PowerEdge VRTX e ficam acessíveis via internet”, diz. “Agora médicos e pacientes têm acesso às imagens via internet. Os médicos podem verificá-las em seus consultórios e os pacientes não precisam vir ao hospital retirá-las. Estamos oferecendo mais conveniência para todos”.

“Hoje temos 150 máquinas ligadas ao Dell PowerEdge VRTX, que roda também nosso sistema de gerenciamento hospitalar” Fabiano Amorim, Responsável pela área de TI, Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux

Novas soluções e melhor atendimento aos pacientes
De acordo com Amorim, a implementação do Dell PowerEdge VRTX possibilitou ao hospital colocar no ar seu sistema de prontuário eletrônico e trabalhar com o armazenamento dinâmico dos exames realizados. “As imagens com mais de seis meses de emissão serão arquivadas nos discos SATA da solução Dell PowerEdge VRTX, liberando capacidade de processamento nos servidores”, explica.

Sobre a capacidade de armazenamento, Amorim diz que a solução Dell deverá suportar a expectativa de crescimento do hospital para os próximos dez anos. E as vantagens não param por aí. Com o armazenamento digital de exames e laudos, o hospital economizou custos com a construção de um espaço de 200 m2, que seria necessário para arquivar fisicamente os exames que seriam produzidos nesse período. Do ponto de vista de TI, o Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux conta agora com um ambiente VMware mais robusto, confiável e com maior agilidade no processamento, garantido pelo serviço Dell ProSupport.

Como próximo passo, Amorim já colocou em andamento a segunda fase do projeto de modernização, que inclui um novo cabeamento para a rede do hospital. “Isso vai melhorar ainda mais nosso desempenho”, ele diz. “Hoje temos 150 máquinas ligadas ao Dell PowerEdge VRTX, que roda também nosso sistema de gerenciamento. O novo cabeamento vai melhorar o acesso”.

Veja todos os estudos de caso em Dell.com/CustomerStories